Quiosque

ESPAÇO QUE NUNCA MAIS ACABA

É um dos smartphones com mais hype entre a comunidade de fãs, e não é em vão: o novo Samsung Galaxy Note 9 vem com melhorias na bateria, no ecrã e no armazenamento. Este é, aliás, um dos pontos centrais. O equipamento vai estar disponível com memória entre 128 GB e 512 GB, sendo possível expandir a capacidade com mais 512 GB através de cartão SD.
Mas esta não é a única novidade. Apesar de já ter colocado mais de 143 milhões de Galaxy Note no mundo, a marca sul-coreana reforça a aposta no modelo com a introdução do maior ecrã até agora criado (6,4 polegadas), pensado para oferecer uma melhor experiência em jogos e reprodução de vídeos. Já no que toca à bateria, a Samsung garante que será capaz de aguentar a utilização normal durante um dia inteiro.


DUAS CÂMARAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

Já imaginou como seriam as suas fotografias se pudesse ter um assistente para o ajudar? A ASUS não só imaginou como criou o novo Zenfone 5Z, que vem equipado com duas câmaras inteligentes traseiras de 8 e 12 megapixels, a que se junta a frontal, com 8 megapixels. Com a utilização da IA, sempre que quiser registar um momento especial o smartphone vai ajudá-lo a enquadrar a imagem e a alterar as definições da câmara para melhor se adaptar à cena captada.
E porque nem tudo o que é belo está à vista, o novo modelo da ASUS chega com uma potente bateria, que promete carregamentos rápidos e muitas horas de utilização, 8 GB de RAM e vem equipado com o sistema operativo Android 8.0 Oreo.


DOIS NOVOS MONSTROS DA PERFORMANCE

Se há coisa a que a Lenovo já nos habitou é à sua capacidade para ‘emagrecer’ os portáteis que cria sem descurar a força bruta e o design. A novidade agora é o lançamento, previsto para as próximas semanas nos EUA, de dois novos modelos da gama ThinkPad – o P1 e P72. São autênticas bestas de trabalho, direcionadas a atividades exigentes, como a de designers ou engenheiros, que, a partir de agora, ganham boas opções para trabalhar onde quiserem.
O P1 é a grande estrela não só pela capacidade de memória, que pode chegar a 64 GB de RAM (sim, isso mesmo) e a 4 TB de armazenamento, mas também por ser o mais fino e leve da marca. A isto junta-se um ecrã 4K, os processadores Intel Xeon e Core de oitava geração e o GPU Quadro P2000 da Nvidia.
Já o P72 leva estas características ao extremo. A diferença está no tamanho do ecrã (17,3”, em vez de 15,6”), no GPU Quadro P5200 da Nvidia, assim como na memória: até 128 GB de RAM e 6 TB de armazenamento.


AMD LANÇA O SEU “MAIOR E MAIS PODEROSO PROCESSADOR”

Uma ambição bem medida e assente em capacidade de trabalho é essencial para garantir inovação. E foi exatamente isso que a AMD quis fazer com o lançamento do novo Ryzen Threadripper 2990WX, que conta com 32 núcleos e 64 threads, um processador mais rápido e capaz de uma melhor gestão da energia.
O objetivo da marca é “entregar o maior e mais poderoso processador de desktop que o mundo já viu”, ou seja, que aguente cargas intensivas de trabalho e uma excelente performance multi-thread. Já está disponível no mercado mas vai ganhar companhia de outros três chips: o Threadripper 2950WX (31 de agosto), o 2970WX e o 2920X (outubro).


Já chegaram os três novos iPhones

Depois de ter assinalado uma década de iPhone com o lançamento dos modelos 8 e X, a Apple voltou à carga, a 12 de setembro, para revelar as novidades deste ano. Em modo antecipação, a Internet enlouqueceu, os fãs começaram a roer as unhas e os rumores, esses, não paravam de surgir. E, afinal, o que há de novo?
Para além da quarta geração do Apple Watch – cada vez mais focado na saúde dos utilizadores –, Tim Cook apresentou três novos smartphones: o Xs, o Xs Max e o XR. Este último é um dispositivo de entrada de gama, o que significa que tem apenas uma câmara de 12 MP, ecrã LCD e acabamentos em alumínio.
Já o Xs e o Xs Max têm poucas diferenças entre si. A maior prende-se com o tamanho do ecrã (5,8 e 6,5 polegadas, respetivamente), mas são muitas mais as características que partilham. Começamos logo pelo atrativo ecrã Super Amoled, com cores mais vivas e melhor definição, que se junta ao novo processador A12 Bionic e à câmara dupla, de 12 MP, que irá poder registar momentos e guardá-los nos 512 GB de capacidade máxima disponível.


WINDOWS 10 PRO VAI LER A PALMA DA MÃO

Não lhe vai dizer quantos anos de vida lhe restam ou que (des)aventuras o esperam, mas irá permitir-lhe autenticar-se ao usar o computador. Assim é o PalmSecure, a nova criação que resulta da parceria entre a Fujitsu e a Microsoft e que funciona de forma contactless. Mas como?
A tecnologia depende de um sensor capaz de ler as veias da palma da mão, cujos padrões e características são únicas de cada indivíduo. Para fazer login no seu computador, bastará que coloque a mão acima do sensor (que pode ser colocado no teclado ou num scanner ligado por USB), sem necessidade de lhe tocar. O sistema estará integrado com o Windows Hello, que já permite reconhecimento biométrico através da câmara do computador.

LEAK SOBRE O NOVO TOPO DE GAMA DA SONY

Este final de ano promete ser de ansiedade para os aficionados dos smartphones. Um dos lançamentos que desperta curiosidade é o do Sony Xperia XZ3, cuja suposta lista de especificações técnicas foi divulgada pelo GSMArena. O site avança um processador Snapdragon 845 com 6 GB de RAM e opção de 64 GB ou 128 GB de armazenamento, a que se junta uma câmara frontal de 13 MP e duas traseiras de 12 MP e 19 MP.


LG REGRESSA UMA DÉCADA DEPOIS

Gram, esta é a designação da gama de portáteis que marca o regresso da LG ao mercado cerca de dez anos após o ter abandonado. E que regresso! Os novos Gram de 14 e 15 polegadas contam com autonomias de 21,5 e 19 horas, respetivamente, processadores Intel Core de última geração e um peso invejável de 995 g (14”) ou 1095 g (15”).


SAMSUNG VOLTA A APOSTAR NA REALIDADE VIRTUAL

Depois do lançamento dos equipamentos Gear VR e HMD Odyssey, a marca coreana registou o desenvolvimento de um novo equipamento na FCC – Comissão Federal de Comunicações. Tudo indica que será um novo modelo, chamado Samsung HMD Odyssey +, com algumas melhorias e alterações, mas sem grandes novidades tecnológicas.



ACER REFORÇA DESKTOPS DE GAMING

A marca apresentou, em Nova Iorque, as mais recentes novidades para as gamas Predator Orion 3000 e 5000, desenhadas para responder às necessidades dos jogadores mais exigentes. Contam com processadores Intel i7+ de oitava geração, com até 64 GB de RAM, até duas placas gráficas Nvidia GeForce GTX 1080 Ti em SLI e armazenamento até 3 TB.